segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Platibandas, Arcos, Colunas e Volutas.

         Roma também recebeu influência da arquitetura dórica do território que conhecemos como o sul da Itália, mas que na época constituía a Magna Grécia, pois eram habitados por um dos povos gregos, os dóricos.
         Em suas construções há um predomínio das platibandas sobre as colunas, como reconhecemos nos tempos da monarquia que findou em 509 a.C.
        A arquitetura romana segue as ordens da arquitetura grega e com isso difundiu a ordem coríntia, chegando a criar a ordem compósita, acrescentando robustas volutas jônicas ao capitel de folhas de acanto, de ordem coríntia. 
        Mesmo seguindo a arquitetura de outros povos, os romanos alcançaram impressionantes resultados pelo emprego de tijolos, pedras comuns e de mármores.
       Nas edificações romanas podemos reconhecer quatro estilos arquitetônicos:
1º - a platibanda, à maneira grega;
2º - a introdução de arcos entre as colunas embaixo do entablamento;
3º - arcos apoiados sobre colunas.
4° - presença de voluta
       Os arcos de triunfo com um ou três vãos, de planta retangular, tiveram a sua origem no propósito de honrar os vencedores em batalhas ou imperadores. Eram construídos próximos das portas das muralhas que limitavam algumas cidades do império romano.
       Em Roma, o Imperador Tito, teve seu arco de Triunfo em um vão; o Imperador Constantino de três vãos. Trajano teve um arco de triunfo em Benevento e uma coluna em Roma, que foi base para sua estátua (e mais tarde tornou-se seu sepulcro).


Figura 1: A presença de platibandas.


Figura 2: Arcos apoiados sobre colunas.



 Figura 3: A introdução de arcos entre as colunas embaixo do entablamento.


Figura 4: Mostra a presença de voluta em cima da coluna.



        Postado por: Lucas Macedo, Pedro Eduardo, Tomas.

5 comentários:

  1. Nossa me desculpem eu esqueci de postar o trabalho de vocês ! Ainda bem que eu abri o e-mail da sala UM DIA antes do prazo de postagem acabar, rsrs.
    Beijos, Tatyane :]

    ResponderExcluir
  2. Olá Galera! Bem vcs devem ter visto que não teremos aula de Artes esta semana. Por conta disso a data do trabalho foi prorrogada para o dia 16. A propósito esse trabalho ficou excelente!

    ResponderExcluir
  3. As fotos ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
  4. A Alice de novo nas quebradas...Sim Alice, as fotos ficaram ótimas...Maaaaaasss como o grupo que "usou" o mesmo tema, neste trabalho sobrou informações técnicas e faltou informações sobre a HISTÓRIA do edifício...Pena.

    ResponderExcluir
  5. É eu vi, mas eles mandaram no mesmo dia. Esse grupo mandou pra Tatyane e o outro grupo mandou pra mim. Então postei assim mesmo. Depois você vê como fica isso em sala de aula.

    ResponderExcluir