domingo, 7 de novembro de 2010

Arcos

Figura 1: Sorveteria Bicota / Uberlândia - MG

Figura 2: Sorveteria Bicota  / Uberlândia - MG


Figura 3: Sorveteria Bicota  / Uberlândia - MG

         Arco romano é o arco, em que a altura flecha ou raio é igual à metade do vão ou diâmetro. Das diversas aplicações que um arco romano pode ter, observa-se principalmente a sua aplicação em portas, janelas, pontes e aquedutos.
         Os construtores da antiguidade dispunham de limitados materiais, para fazer suas construções. Entre esses materiais tinham-se a madeira e a pedra. A madeira pela sua pequena resistência e pouca durabilidade não era dos melhores materiais. As pedras apesar de difíceis de serem removidas e trabalhadas apresentavam grande resistência a compressão e a grande durabilidade.
          Foram desenvolvidas então, técnicas para melhor se aproveitar essas características da pedra. Os etruscos iniciaram e depois os romanos aperfeiçoaram a construção de arco. Conseguem-se vãos muito maiores com arcos do que com vigas retas, por isso eles são muito usados na construção de pontes e viadutos. Arcos podem vencer vãos de cerca de 300 metros e se forem metálicos podem chegar a 550 metros. Mas, além da sua função pratica de distribuição de carga o arco possui também uma forte componente decorativa permitindo uma grande variedade formal.
         O estabelecimento presente nas fotos tem aproximadamente 100 anos, foi construído para comércio e desde 1977 reside à sorveteria Bicota no local.


Postado por: Carine Andrade, Geovana Valério e Juliano Obalhe.

3 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmmm, Xôfana, sei porque você tirou foto daí. Bicota né?!

    ResponderExcluir
  2. A Alice com seus comentários indiscretos...hehehe
    Olha só: Gostei mas faltou mais arte romana nesse "breguete" não? Mas o texto acerca de mais informações sobre o arco ficou "massa".

    ResponderExcluir
  3. Alice nao é culpa da Xôfana nãao, tenho certeza que foi a Carine, que deu a ideia pra homenagear, o Mabel e o Vinícius ! kkkk'
    (tôbrincandoCarine)

    ResponderExcluir