terça-feira, 9 de novembro de 2010

Arcos, Afresco e Mosaico

Figura 1: Santuário Nossa Senhora Aparecida / Uberlândia - MG

Figura 2: Santuário Nossa Senhora Aparecida / Uberlândia - MG

                             
Figura 3: Santuário Nossa Senhora Aparecida / Uberlândia - MG

O arco foi uma herança muito importante que os romanos herdaram dos etruscos. Antes de utilizarem este, as construções romanas eram compostas por colunas gregas, e, com a intenção de ampliarem o vão de uma coluna para outra e ampliarem os espaços internos destas construções, os romanos passaram a utilizar o arco.
As fotos acima, tiradas no Santuário Nossa Senhora Aparecida, explicitam o uso destes arcos na atualidade, e que estão presente em grande parte das igrejas católicas por todo o mundo. Eles são utilizados para oferecer maior espaço destro destas, com a intenção de possuir o maior número possível de fiéis em cada missa, além de oferecer maior estabilidade e deixar o ambiente mais bonito.
Além dos arcos, também podemos observar outro componente da arte romana na Igreja, os afrescos. O afresco é uma técnica artística onde a pintura ocorre em tetos ou paredes, consistindo em pintar sobre camada de revestimento de cimento fresco, gesso, nata de cal, revestimentos úmidos ou, até mesmo em uma parede revestida por argamassa. Estes foram feitos acima das janelas, com a intenção de retratar a via sacra vivida por Jesus Cristo.



Figura 4: Santuário Nossa Senhora Aparecida / Uberlândia - MG

Além dos arcos mostrados nas três primeiras fotos, a Igreja também possui outros arcos, como os da foto acima. Os primeiros, em um ambiente “separado” da Igreja, já os segundos, no altar, onde também temos a presença de mosaicos.
Assim, depois de vermos todas as fotos, percebemos que a arte romana ainda é muito presente entre os homens, por ser uma arte que, além de ser bela, é útil. 

Postado por: Jessica Monteiro e Lorraynne Spirandelli.

Um comentário:

  1. Belo texto. "sacaram" muito bem as discussões acerca do assunto na sala de aula. Faltou uma fotinha externa da igreja... mimimimmi

    ResponderExcluir