segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Obelisco e Mosaico

         Os obeliscos romanos têm origem egípcia, onde eram erigidos para homenagear o deus Rá e glorificar os faraós. E também para agradecer pela proteção e pelas vitórias concedidas aos soberanos egípcios, bem como para pedir favores. Já em Roma, os obeliscos exerciam função de monumento comemorativo de grande prestígio e estavam intimamente associados a adoração ao Sol.
         No obelisco, situado na Av. Getúlio Vargas com a R. Duque de Caxias em Uberlândia, encontramos duas influências evidentes da arte romana. Uma dessas influências, é o próprio obelisco, com três faces e que possui uma forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila em direção a sua parte mais alta, formando uma pirâmide, como podemos notar na figura 3. Ele não foi feito com um único bloco grande de pedra como feito pelos antigos egípcios.
         O obelisco é todo revestido com mosaico, outra influência evidente da arte romana. Esse mosaico foi executado por Ângela Costa, Ângela Vassiliades, Cristiane Lima e Elaine Barbosa, e desenhado por Lucas Esteves, em agosto de 2006. Os materiais usados foram pedras e cerâmica comerciais de cor laranja, amarelo e preto(figura 4).
         Em Roma, os mosaicos eram usados, de preferência, em murais, com função de decoração de fontes, pequenas colunas e tetos, e em pisos, para impermeabilizá-lo e torná-lo mais resistente ao pisoteio. Eles eram feitos por pequenas pedras formando determinado desenho.
         Podemos notar que o obelisco, em Uberlândia, foi construído para expor o mosaico, que por sua vez, tem uma estratégia de introdução do moderno(estética), com uma decoração abstrata, que mantém o que fascina.


Figura 1: Obelisco encontrado na Avenida Getúlio Vargas com Duque de Caxias, no bairro Centro.



Figura 2: Obelisco, vendo-se ao fundo o bairro Martins.


Figura 3: Topo do obelisco.


Figura 4: Mosaico, arte usada em todo o obelisco. 

Postado por: Alice Golva e Sandy Queiroz.

8 comentários:

  1. Mantém o que fascina! hahaha

    ResponderExcluir
  2. A Alice parece que gostou da frase. Gostei do trabalho, ressaltando que são artistas uberlandenses!

    ResponderExcluir
  3. É realmente muito notável esse obelisco quando se passa na Getúlio Vargas em pleno sol de meio-dia!!

    ResponderExcluir
  4. O Engraçado é que a pessoa responsável por fazer ele no local não é citada em momento algum né ! Nem na placa de honras e nem em nenhuma matéria , sendo que sem ele o Obelisco não estaria lá agora !! Eu Acho que deve ser mais valorizado o trabalho desses artistas!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei curioso o fato desse obelisco estar situado exatamente no meio da cidade de Uberlândia!!! Como se tivesse algum significado oculto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lázaro, concordo com sua observação. Você já parou para observr oq eu tem bm em frente tal oblisco? O prédio da antiga agência central dos CORREIOS. Para e observa a arquitetura singular desse prédio que já algumas décadas é uma das agencias dos Correios. Mas Uberlândia tem 130 anos, e o que era lá, então no inicio do sec dezoito e até meados do sec 19. Seria uma loja maçônica? A conferir

      Excluir