sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Escadarias, Frontão e Colunas

         Os templos romanos eram construídos em planos mais altos com uma escadaria diante da fachada principal direcionada á entrada. Aos templos romanos atribuíram-se também características gregas e etruscas; fortes aspectos gregos na arquitetura romana são os frontões e as colunas.
Os romanos são considerados mestres na Arte do mosaico, que dava á impressão de janelas abertas por onde se via paisagens belíssimas. A cultura desse povo influenciou vários outros povos, de vários locais, e na cidade de Uberlândia-MG observam-se construções com detalhes semelhantes aos da arte romana; um exemplo disso ocorre na Igreja Universal do reino de Deus, situada na Avenida João Naves de Ávila.
Na figura 1 temos uma escadaria que leva até a entrada, a presença dessa escadaria é devido ao plano mais elevado onde a Igreja foi elaborada. Para os romanos, beleza não era relevante, mas sim a utilidade; e na figura 2 temos um frontão (mostrado com maior detalhamento na figura 3)  e duas colunas que sustentam a arquitrave, possuem estilo dórico (mais rude, sem detalhes) e são cobertas por mármore, uma espécie de mosaico que além de ornamentar, impermeabiliza as colunas protegendo-as contra os desgastes ocasionados pela ação do tempo. A figura 4 mostra toda a Igreja (externamente), explicitando as características herdadas da arquitetura romana.



 Figura 1: Escadaria diante da fachada principal.   

             


Figura 2: Frontão e colunas, entrada principal.



Figura 3: Detalhes do Frontão.




         Figura 4: Igreja Universal do Reino de Deus; influências romanas.        


Postado por: Tatyane Dias e Tayná Nascimento.

3 comentários:

  1. Nossa, como o professor disse : "Esse frontão é bem tosco" ! kk

    Tatyane Dias.

    ResponderExcluir
  2. Uma tentativa de frontão bem ruim né?!

    ResponderExcluir
  3. Heehehehehe...Posso ir para o "inferno" por conta desses comentários.Gostei demais...Massa!

    ResponderExcluir